terça-feira, 20 de abril de 2010

Ter uma carteira de motorista nem sempre te habilita a dirigir (Denise Roque - Psicopedagoga)




Ter uma carteira de motorista nem sempre te habilita a dirigir.
Enfrentar o trânsito hoje em dia tem sido grande fator de medo em certas pessoas. O pouco treinamento é um dos fatores que acabam gerando insegurança. Os motoristas apressados e imprudentes apavoram aqueles que ainda tentam o seu lugar neste mundo da máquina. Eles acabam por se sentirem dominados pela máquina onde é o homem que tem o domínio e para isto é importante que você conheça todo o funcionamento do carro.

Sente-se confortavelmente e parado acenda os faróis, veja onde é o alto, o baixo, o farolete, passe as marchas, pise no freio, na embreagem, gire o volante, olhe em todos os retrovisores, sinta-se leve, respire fundo e imagine-se dirigindo calmamente. Ainda em sua imaginação quando passar o apressadinho, deixo-o ir e nada responda quando ouvir algum comentário. Só interessa a sua coragem, a sua determinação, a sua liberdade de ir e vir!

Não abandone o seu carro, o seu sonho! Sabemos que o pior de tudo é ser criticado e talvez este seja um dos motivos mais difíceis para quem já tem a sua habilitação que se sente na obrigação de já saber tudo como se fosse um "plugar na tomada". O fato de ter a sua carteira te dá o direito de começar a aprender sem o estresse do exame, da cobrança de dirgir como um robô. E isto leva tempo, não é da noite para o dia. É necessário treino prático e psicológico para algumas pessoas com mais intensidade. O importante é saber que é possível superar, para todas as pessoas, mas pra isto é necessário enfrentar!

Gosto muito do texto de M.J.Ryan onde ela diz: "Se você tem um crítico interior, por que não pode ter um incentivador interior? Podemos apoiar e encorajar a nós mesmos, quando realizarmos qualquer tarefa. simplesmente pare e elogie a si mesmo, em sua mente, mencionando o seu nome em voz alta quando estiver sozinho e observe o efeito."

Autora: Denise Roque - Psicopedagoga
Fonte: Blog Como Dirigir Sem Medo: http://comodirigirsemmedo.blogspot.com/2010/04/ter-uma-carteira-de-motorista-nem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário